quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

INSCRIÇÕES RUPESTRES DO SERROTE DA ROLA - SANTANA DO ACARAÚ - CE


Em 1893, João Franklin de Alencar Nogueira, membro do Instituto Histórico e Geografico Brasileiro(IHGB), publicou em artigo da revista do referido instituto o relato de uma visita feita ao sítio do Serrote da Rola, em Santana do Acaraú onde existem ainda hoje inscrições rupestres.
Conversando com os moradores do lugar, ouviu relatos de que no referido Serrote existiam muitos locais com inscrições rupestres. Contudo,só foi possível a João Franklin visitar as que ficam em uma gruta que os nativos da época chamavam de Casa de Pedra.
Ao lugar, hoje conhecido como pedra do letreiro,chega-se por um caminho que, embora de acesso relativamente fácil, oferece a quem o visita uma prova a resistência física e ao fôlego.
As inscrições rupestres deste sítio estão em um paredão no qual está encravada uma pedra com formato semelhante a torre de uma igreja ou ao telhado de certas casas, com um formato triangular,de laterais que são duas escadas naturais de pedra, utlizadas inclusive pelos autores das inscrições para realizar as "pinturas" situadas no topo do paredão.
Este paredão é protegido das chuvas e da incidência direta do sol por uma marquise natural: uma dobra do próprio paredão sobre si mesmo em seu cume.
Estas carcterísticas levaram os habitantes do serrote na época a batizar o local de casa de pedra.
Embora a existência de outras inscrições tenha sido citada no texto de João Franklin, ainda hoje não se conhece outro local do Serrote da Rola que tenha inscrições rupestres.
CAMINHO QUE DÁ ACESSO AS INSCRIÇÕES RUPESTRES DO SERROTA DA ROLA, SANTANA DO ACARAÚ - CE
CAMINHO QUE DÁ ACESSO AS INSCRIÇÕES RUPESTRES DO SERROTA DA ROLA, SANTANA DO ACARAÚ - CE

No dia 1º de abril de 2010, o sítio das inscrições rupestres do serrote da Rola recebeu a visita de prospecção da Doutora em Arqueologia Marcélia Marques (UECE).
A mesma constatou,às primeiras observações do local, que as inscrições sofrem degradação por fortes intemperismos físicos, químicos e biológicos,e pelas inúmeras pichações já presentes no local.
Observou também que o padrão das inscrições é muito semelhante ao de inscrições que estudou no Cariri, sobretudo os carimbos de mão e os traços feitos na parede com o deslizar das pontas dos dedos tingidos. Tal fato foi também observado anos antes por João franklin em 1893.

Uma parte ainda não inundada do açude Carnaúbas é outro lugar de Santana do acaraú onde existem inscrições rupestres. Contudo, o sítio ainda precisa ser melhor explorado para que possamos fornecer maiores dados a respeito delas.
Tanto as inscrições do Serrote da Rola quanto as do Açude Carnaúbas, necessitam de urgente atenção das autoridades do IPHAN.

3 comentários:

  1. Olá,

    estive esse final de semana em Santana do Acaraú e visitei o Serrote. Sou escalador e fiquei de queixo caído com o lugar, que guarda um grande potencial para a escalada, em diversas modalidades.

    Gostaria de saber se você tem conhecimento de a quem pertence aquelas terras, já que gostaria de voltar ao local para explorar e queria ver a questão do acesso, quem sabe acampar na região.

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. não pertence a ninguém, literalmente. só algumas pessoas metidas a ecologistas e historiadores é que frequentam o local e ficam com lenga lenga querendo saber mais que todos, mas na verdade não fazem nada para tentar preservar nosso patrimônio. você pode ir lá visitar quando quiser, mas eu aconselharia ir cedo enquanto ainda tem o que se ver por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FABIO GOMES OLIVEIRA13 de março de 2012 às 10:26

      Quero aqui parabenizar todos aqueles que colaboram de qualquer forma na preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Ambiental e Arqueológico de Santana do Acaraú - CE, e nesse contexto estão inseridos os amigos trilheiros e únicos guardiões da inscrições rupestres do Serrote da Rola, onde são feitas constantes visitas e inspeções totalmente voluntárias a fim de averiguação, e felizmente na útima inspeção, foi constatado que as inscrições estão lá firmes e fortes, além dessa inspeção os trilheiros desarmam armadilhas de caçadores que estão tentando acabar com nossa fauna, quero também parabenizar o apoio da Paróquia de Senhora Sant'Anna a essa causa, e também agradecer o trabalho do Memorial da Paróquia de Senhora Sant'Anna, na pessoa do Professor Francisco Leandro Costa, que é diretor do mesmo e realiza grande trabalho, criando este blog para levar esses fatos ao conhecimentos de todos, também de forma voluntária, portanto, quero aqui esclarecer a todos o amor que essas pessoas têm pela cultura de Santana do Acaraú e fazem o que podem para preservá-la, mesmo sem os apoios de autoridades competentes ou de qualquer outro órgão ou entidade, os trilheiros, na pessoa do amigo Igo Braga, não são e nem querem ser metidos a ecologistas ou históriadores, bem como o amigo Francisco Leandro Costa, diretor do Memorial, mas desempenham um trabalho como tal, por amor e perseverança, vontluntário, parabéns meus amigos, é muito difícil aparecer pessoas assim, determinadas, mas é muito fácil aparecer pessoas para fazer comentários ou expressões críticas e não fazerem absolutamente nada pela preservação desse patrimônio.

      Excluir