terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A CADEIA PÚBLICA DE SANTANA DO ACARAÚ


Construída possivelmente na época em que era presidente da Provícia do Ceará José Júlio de Albuquerque Barros( o 41º da província), a cadeia pública de Santana do Acaraú é o exemplo clássico de um prédio público que vai sendo adaptado ás necessidades de cada época, não sem muitos desafios.
Passando atualmente por uma reforma que está em fase de acabamento, cremos que está sendo restaurada para oferecer aos detentos condições mais dignas de sobrevivência do que aquelas que tivemos oportunidade de conhcer quando ali exercemos missão de evangelização:cômodos escuros, péssimas condições hidráulicas e elétricas, telhado que na estação invernosa não protegia os detentos da chuva, etc.

Contudo, a fachada até então intocada, sofreu uma grave modificação do acréscimo de portas e um trabalho de pinturas que passa longe e muito longe de uma restauração conforme se pode ver nas fotos desta postagem.

Sobre ela o autor do livro O Município de Santana fala o seguinte:
"(...). Estas duas últimas obras são também importantes; representam um só edifício, mas não tem absolutamente de uma para a outra communicação alguma. - a primeira(a cadeia) voltada para leste, ostenta na sua fachada uma perspectiva elegante: Na parte mais elevada que fica no centro, uma sacada descança sobre os capitéis de duas volumosas columnas que se erguem de um lado e de outro do portão principal acima do qual, em um semi - círculo, lê-se a inscripção - Dr. José Júlio de Albuquerque Barros - alludindo à presidencia deste, à cujo benefício bafejo se deve a sua construcção."
"Um largo corredor com dois portões de ferro, diametralmente oppostos, devide-a em duas partes iguaes: o lado direito contém três prisões distinctas, e o lado esquerdo uma só, destinda a prisões communs; e todas ellas comportões de ferro que abrem para o corredor, e janelas gradeadas que deitão para um pateo encerrado por uma alta muralha, offerecem a precisa segurança e comodidade do infeliz detento."
" A segunda(o quartel), como se vê, corre nos fundos da primeira, serve-lhe de muralha nessa parte; tem a frente Oeste, e divide-se em cinco compartimentos com as necessárias accommodações ao seu fim."
"Uma só calçada rodêa os dois edifícios ao longo da muralha que os une, alargando-se em forma de patamar à frente da Cadeia..."(O Município de Santana, páginas 197 e 198)
Antônio Bezerra, quando por aqui esteve assim relata sua visita à cadeia pública do Município de Santana:
"Visitei a cadeia pública, situada no extremo sul da cidade, quase po detrás da Casa de Caridade."
"É pequena, baixa, mas de excelente construção."
"Destaca-se ao longe por achar-se isolada na planície."
"Examinei os compartimentos, travei conversa com os encarcerados, e por ser a prisão o termômetro do atraso de um povo, lamentei de coração a sorte dos desgraçados que não tiveram os benefícios da instrução." (Antônio Bezerra, notas de Viagem, página 70).
Talvez hoje não se possa dizer algo muito diferente daquilo que afirmava o referido autor naquela época.
Sofrendo com os malefícios que as drogas trazem à cidade assitimos à morte violenta de um agente prisional a meses atrás. Quisera que nela não existissem detentos e que a velha cadeia fosse apenas um sinal de advertência ás futuras gerações de que a violência nada constrói.
VISTA LATERAL DA CADEIA: RUA JOSÉ MARIANO
VISTA LATERAL DA CADEIA: RUA JOSÉ MARIANO
QUARTEL: PLACA INDICATIVA E PLATIBANDA TRABALHADA

2 comentários:

  1. Você poderia fazer algum comentário sobre o templo (católico) abandonado no Bartolomeu? Posso mandar uma foto, como eu procedo?
    Everardo.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Everardo
    Você pode enviar ao nosso e-mail: franciscolcosta2006@ig.com.br
    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir