quarta-feira, 1 de junho de 2011

DATAS E FATOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DE SANTANA DO ACARAÚ.


25 DE JULHO DE 1583 (SEXTA-FEIRA): Nasce Frei Cristóvão de Lisboa, cujo nome de batismo é Cristóvão Severim de Faria. Este era o terceiro filho do executor – mor Gaspar Gil Severim e de sua mulher Juliana de Faria.
7 DE MAIO DE 1623 (QUINTA): O Capítulo provincial de Lisboa confirma a nomeação de Frei Cristóvão de Lisboa para Custódio da Missão Franciscana do Maranhão.
25 DE MARÇO DE 1624 (SEXTA-FEIRA): Frei Cristóvão de Lisboa com dez confrades partem, no mesmo navio da comitiva do novo governador do Maranhão Francisco Coelho de Carvalho.
4 DE MAIO DE 1624 (QUARTA – FEIRA): Frei Cristóvão de Lisboa e Francisco Coelho de Carvalho chegam a Olinda com suas respectivas comitivas.
13 DE MAIO DE 1626 (DOMINGO): Frei Cristóvão de Lisboa parte de São Luís do Maranhão em direção ao Fortim do Amparo.
13 DE JUNHO DE 1626 (QUINTA): Frei Cristóvão de Lisboa chega ao Serrote da Rola onde, abrindo o baú das imagens, encontra intacta a de Santa Ana.
Acreditando ser este um sinal de que Santa Ana o protegera e à sua comitiva da perseguição dos índios, deixa escrito em uma carta uma promessa de erigir ali uma capela em honra a Santa.
21 DE JUNHO DE 1626 (QUINTA): Nasce a índia Messejana, filha de Diogo Camarão e neta de Jacaúna, um dos fiéis companheiros de luta de Martins Soares Moreno que, inclusive, foi padrinho da referida índia.
Esta tem importância para a história santanense por ter sido a guardiã da carta de Frei Cristóvão de Lisboa (que lhe foi confiada pelo avô) onde o mesmo prometia a Santa Ana (madrinha de Messejana) construir uma capela no Serrote da Rola, local onde escapou da perseguição dos índios Tapuias.
1630 a 1654: período das invasões Holandesas: Nesta época, segundo o livro O Município de Santana, que muitas famílias de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, fugindo dos embates desta invasão, vieram estabelecer-se no vale do Acaraú.
1674: Os índios Areriús sofrem fortíssima guerra ao tempo de Bento Correa. Nesta muitos morreram, alguns foram reduzidos e seus filhos e mulheres levados ao cativeiro.
23 DE SETEMBRO DE 1683 (SEGUNDA - FEIRA): Concessão de sesmaria a Manoel de Góes e companheiros no Rio Acaraú.
1713 a 1715: Explode uma rebelião, muito bem articulada, de indígenas por quase toda a capitania do Ceará. Inicia-se com o ataque dos Paiacus, Anacés e Jaguaribaras a Vila de Aquirás, descendo para o vale do Acaraú onde os Areriús e os Tremembé forçam a migração de muitas famílias para a Ibiapaba.
21 DE NOVEMBRO DE 1728 (SEGUNDA-FEIRA): É nomeado pela coroa portuguesa para ouvidor do Ceará Antônio Loureiro de Medeiros. Este fora Juiz de Fora de Castelo Novo. Sua posse se deu a Cinco de Junho de 1729 (Segunda-Feira).
O nome do segundo Ouvidor do Ceará é importante para a história de Santana do Acaraú porque foi a este que a índia Messejana entregou o manuscrito de Frei Cristóvão de Lisboa contendo a promessa feita a Santa Ana de construir-lhe uma capela.
Este, negando-se a entregar o cargo depois de deposto, deu origem a uma serie de questões, de prisões e prejuízos que estão contidos em um capítulo importante da história santanense.


21 DE JUNHO DE 1729 (DOMINGO): dia em que, segundo o livro O Município de Santana, a índia Messejana entrega ao Ouvidor Loureiro a carta de Frei Cristóvão de Lisboa, às margens da Lagoa Encantada em Aquiraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário