Caros amigos do Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Sant'Ana e cidadãos santanenses
É com grande alegria que comunicamos a todos que o Memorial da Paróquia de Nossa Senhora SAnt'Ana já consta, desde 28 de Julho último, no Cadastro Nacional de Museus (CNM).
Em ofício a nós enviado pela Senhora Karla Inês S. Uzêda foi anunciado que, em breve, as informações do Memorial, por nós enviadas ao Núcleo do CNM, estarão disponíveis para consulta no respectivo site do portal do Ministério da cultura.
O objetivo do CNM é mapear os aparelhos culturais existentes e sua situação para ter um retrato cada vez mais fidedigno da situação Museal brasileira e implementar projetos que tornem cada vez mais democrático o acesso das pessoas a estes espaços, que estimulem iniciativas populares de preservação dos patrimônios culturais brasileiros, o crescimento na construção de identidades e aumentem a oferta de opções de lazer ainda não conhecidos por certo público.
O próximo passo será adquirir personalidade jurídica própria ou nos vincularmos (se assim tivermos a aprovação da Paróquia de Senhora Santana) a um projeto Paroquial possuidor de personalidade jurídica, a fim de oferecermos às crianças por este assistidas, mais uma opção de aprendizado e lazer.
Tal passo será necessário para vincularmos o Memorial ao Sistema Brasileiro de Museus (SMB), modalidade de vínculo com o Ministério da Cultura (superior e complemetar ao CNM) que nos garantirá prioridade na concorrência de editais e ótimas parcerias com outras entidades.
Contudo, este passo só poderá ser dado se os filhos de Santana do Acaraú se organizarem e se articularem abraçando a causa da preservação de seus patrimônios, descobrindo que a soma de cada "tijolo" que cada um colocar na obra resultará uma magnífica construção.
Queremos aproveitar a ocasião para agradecer aos que colaboraram e colaboram com o crescimento do Memorial com seu trabalho, doação de objetos, com a partilha de informações e memórias e com suas parcerias (Secretaria de cultura do Município e o MEDUC). Sem vocês este grande passo não teria sido possível.
A Antônio Florêncio da Costa Filho e Ana Aurilane Cavalcante nosso preito de gratidão. Sem estes grandes companheiros este passo não teria sido dado.
Ao nosso ousado fundador, Padre Agnaldo Temóteo da Silveira, a nossa gratidão eterna.
Orgulho para todos nós de Santana do Acaraú, parabéns a Paróquia de Nossa Senhora Sant'Anna, ao Professor Leandro Costa, que coordena tão bem o Memorial, e um muito obrigado ao Padre Agnaldo. Vamos preservar nossa história. Fábio Gomes.
ResponderExcluir