sexta-feira, 20 de maio de 2011

O SOBRADO DO PATRONATO SANTANA


SOBRADO DO PATRONATAO SANTANA. NA FOTO VÊ-SE COMO ERA A RUA JOÃO CORDEIRO ANTES DE TANTAS MODIFICAÇÕES

Construção do século XIX, o sobrado que foi casa do padre Francisco Theótime de Maria Vasconcelos e de sua sobrinha Ana Greviz, é um dos poucos prédios históricos de Santana do Acaraú que ainda não foi arrastado pela torrente de certo modernismo que assola nossa cidade.
Nos idos de 1884 o mesmo tinha como única vizinha a casa de parapeito do senhor João Ribeiro pessoa Montenegro, tinha como rua de fundos uma rua denominada à época Rua da Viração e como rua lateral a Rua Sete de Setembro, atual João Cordeiro.
Já modificado em seu interior pelas Freiras da congregação Filhas de Santana, que nele moram desde 1960 quando o Padre Joviniano Loyola Sampaio o comprou do Senhor João Batista de Araújo Vasconcelos, o mesmo mantém sua magnífica fachada com treze janelas de frente, uma platibanda que já não se vê ou se percebe em muitos dos prédios históricos da cidade e bicas cujas bocas têm formato de bocas de jacaré.

A importância deste edifício está nos muitos usos que se fizeram dele ao longo de sua existência. Além de residência do Padre Theótime, nele já funcionaram o Cartório Eleitoral da cidade quando era Juiz Dr. Danúzio Studart Gurgel (desembargador que faleceu em março do ano passado), a Delegacia de polícia, a primeira loja de tecidos do Senhor Antônio Pompeu, o consultório do dentista, natural da cidade de Chaval, Dr. Epitácio Oliveira, a alfaiataria de um tal senhor Venâncio e, por certo tempo, residência do Senhor João Crescêncio.
Hoje o referido sobrado além de casa das irmãs Filhas de Santa Ana, é abrigo de inúmeras crianças desnutridas que ali ficam para serem recuperadas de sua desnutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário