sábado, 22 de outubro de 2011

DIÁRIO DE BORDO - REUNIÃO PARA A ARTICULAÇÃO DA REDE CEARENSE DE MUSEUS COMUNITÁRIOS - FORTALEZA

Fortaleza, 21 de Outubro de 2011

Parti de sobral as 07 horas e 45 minutos. Nosso caminho foi a desafiadora BR 222, com trechos cheios de "remendos" no asfalto, alguns outros com trechos ainda sem asfalto e outros com buracos que são verdadeiras armadilhas provocadoras de acidentes.
Nossa sorte: o motorista estava estagiando e em trechos nos quais podia "pesar o pé" não o fez por conta do olho do instrutor.
Cheguei as 13 horas e 30 minutos, razão pela qual não procurei pousada antes da reunião, indo direto ao Museu do Ceará.
Fomos recebidos por Alexandre Gomes e João Paulo Vieira,a quem havíamos conhecido na ocasião de uma visita a Almofala, na Escola de Educação difrenciada indígena Maria Venância. Os dois não se recordavam de mim, razão pela qual me apresentei e ao projeto que representava: Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Sant'Ana.
Compareceram à reunião cerca de 40 representantes de experiências meuseais comunitárias do ceará, na sua grande maioria os das nações indígenas do Ceará que já desenvolvem ações museais do tipo.
O primeiro momento foi para a apresentação de cada uma das experiências e atores, o segundo de comunicação de alguns informes, o terceiro para a apresentação da proposta da Rede Cearense de Museus e o último momento para a apresentação dos últimos editais do IBRAM.
Após breve e feliz explanação de João Paulo Vieira a cerca da história dos Museus comunitários no mundo, no Brasil e no Ceará; Alexandre Gomes fez uma releitura da Carta convocatória dando-lhe um caráter de manifesto para, em seguida serem feitas as inscrições para o debate da plenária.
O resultado final do debate foram os seguintes encaminhamentos:
1) A CRIAÇÃO DE UM SITE QUE FACILITE A COMUNICAÇÃO E INTERLIGAÇÃO DA REDE
2) A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO COMPOSTA POR REPRESENTANTES DAS REGIÕES DO ESTADO ALI PRESENTES, SENDO O VALE DO ACARAÚ REPRESENTADO POR FRANCISCO LEANDRO COSTA.
3) UMA CARTA - MANIFESTO SOLICITANDO AO SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO O ENVIO, COM TODAS AS DESPESAS PAGAS, DO SENHOR JOÃO PAULO VIEIRA A JORNADA DE FORMAÇÃO EM MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA EM SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL.

A próxima reunião foi agendada para o dia 9 de dezembro, ocasião onde se poderá organizar melhor o site da Rede, criar uma logomarca para a mesma, ouvir os repasses da Jornada de formação em Museologia Comunitária e consolidar a rede ainda mais.

2 comentários:

  1. O nosso Vale do Acaraú está muito bem representado pelo Professor Leandro Costa, e nossa Santana do Acaraú deve se orgulhar e apoiar a iniciativa, pois não poderíamos estar melhor representados. Saiba que particularmente, estou na expectativa e na torcida para as ações corram bem, e ficando a disposição. Fica também o meu apelo ao poder público de Santana do Acaraú, para apoiar a Paróquia de Senhora Sant'Anna e o Professor Leandro Costa com mais efetividade e mais interesse por nossa trajetória histórica, na preservação de nosso patrimônio. Um abraço ao Professor Leandro, e boa sorte! Fábio Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Nosso muito obrigado ao Fábio Gomes por suas palavras de apoio, e sobretudo por acompanhar nesse blog nossa luta. Grande abraço Fábio

    ResponderExcluir