sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MUNICÍPIO DE SANT'ANNA - CAPÍTULO I

A PARTIR DESTA DATA TRAREMOS AO LEITOR DESTE BLOG,CAPÍTULOS DO LIVRO O MUNICÍPIO DE SANTANA. MANTEREMOS O PORTUGUÊS ORIGINAL.
APÓS A TRANSCRIÇÃO DE CADA CAPÍTULO FAREMOS COMENTÁRIOS E APRESENTAREMOS AO LEITOR TEXTOS QUE APROFUNDARÃO O CONHECIMENTO DO TEXTO.

LIGEIROS TRAÇOS HISTÓRICOS E
TOPOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO DE SANTANA

PUBLICADO NO MUNICÍPIO DE SANTA'ANNA JORNAL QUE CIRCULOU
POR MUITO TEMPO NAQUELLA CIDADE


No meado do século 16º, quando a Capitania de Pernambuco, fundada por Duarte Coelho, em 1530, se fazia notar entre os principaes pontos das Colonias do Norte do Brasil, uma pequena parte do território do Ceará, notadamente a que se estendia pelo seu litoral, já era conhecida; concorrendo para isso as relações que entre si mantinhão aquella Capitania e a do Maranhão, fundada na mesma epocha.
Antes de prosseguir, duas palavras ao respeitavel publico: - Começando assim a historia do Municipio, declara o folhetinista que não entra no seu plano desenvolver a história da Provincia.

Se antes de entrar no seu proposito remonta-se a data anteriores, e relembra o nome de ilustres cavalheiros, que figura na história patria, teve em vistas a de que hora se occupa d'essas circumstancias, como precedentes a fim de que, conhecidos os factos, não desappareção aquellas no continuo perpassar dos tempos, e não passe a memoria destes sem a homenagem que lhes é devida.
Sendo pois este seu pensaemnto, desde já pede mil desculpas ao leitor por essa especie de digressão antecipada, e pellos erros que comemtter, rogando ao critico que o coadjuve, uma vez que o seu fim é descrever com verdade os acontecimentos mais notaveis no Municipio, acompanhando-os de uma descrição topographica mais ou menos fiel.

Dadas estas razões continuemos:
Fechado o círculo de ferro do seculo 16º, fertil em depredações contra os nacionaes do Brasil, appareceo na gerencia da Capitania de Pernambuco, como seu governador - Diogo de Menezes. Tinham cessado de alguma forma as luctas intestinas na sua administração; e no intuito de augmentar seus dominios, lembrou-se esse Governador do honrado cidadão - Martim Soares Moreno, que no posto de Tenente, exercia o comando interino da Fortaleza do Rio Grande do Norte, e o nomeou, em 1608, Capitão - Mor do Ceará.
Noemado, tratou Moreno de investir-se de seu cargo; e nesse pensamento partiu para o Ceará, a cujas plagas chegou no ano de 1609, com dois soldados e um capellão.
Desconhecidos lhe erão os costumes dos indios; e diversas hordas de barbaros habitavão aquellas immediações: Moreno, pois, levou algum tempo estudadndo as imediações destes e a natureza do sitio em que devia estabelecer-se; e em breve mostrou que seus esforços forão coroados de feliz resultado, porque em 1611, dois annos depois, lançou os primeiros fundamentos da Colonia Cearense, no logar ainda hoje conhecido como Villa - Velha.
Este acontecimento fixa a data mais importante do território cearense; d'ahi procedeo o desenvolvimento da Provincia.
O seu capitão Mór, perfeito patriota, era incansavel na defeza e vigilancia da Colonia nascente; em 1613, no designio de evitar o acontecimento dos Francezes, que invadião o Maranhão, esteve com forças expedicionariasna enseada do Jeriquaquara.
Muito teria ganho a nova Colonia, se porventura, tão cedo, não tivesse perdido a intervenção do seu Capitão - Mór. Estacinando Moreno no Jeriquaquara, alli recebeu ordens, e partio para o Maranhão, a fim de examinar o estado de defeza daquella Ilha, e concluída a sua missão, na volta viu-se obrigado a arribar às Antilhas, d'onde seguiu para Madrid.
Ficou, pois, substituindo - o no comando do Fortim do Ceará, que elle havia denominado - de Nossa senhora da Conceição do Amparo - Manuel de Brito Freire, depois substituido por estevão de Campos.
Erão já decorridos13 annos d'auzencia de Moreno, quando este em 1626, regressou ao Ceará.
Acontecimentos estraordinarios se haviam dado durante sua auzencia.
Em 1621, a Hollanda, no intuito de promover o enfraquecimento da Hespanha, creou uma Capitania Mercantil e de caracter bellicoso, que, fasendo o commercio por differentes Paizes, ultimamente invadio com suas forças quasi todo o Norte do Brasil, até mesm o o Ceará, sem enm uma importância naquelle tempo.
este facto, de que se originou o episódio mais importante da historia patria, motivou serias medidas por parte do conselho ultrmarino: Como um meio de evitar a pirataria Hollandeza, aquelle governo resolveo crear em 1626, um estado no Maranhão, separado do resto do Brasil, annexando-lhe o Ceará, e nomeou para seu governador gerala Francisco Coelho de Carvalho, que nesse mesmo anno, coincidindo com a chegada de Moreno, tomou posse no fortim do Amparo.
Moreno era um distincto cavalheiro; e a nuvem do desgosto que pertubou-lhe a alma, não poude offuscar-lhe os sentimentos de seu patriotismo.
Continuou, pois, no seu posto de commandante do fortim; e ajudadndo Jacaúna, irmão de Camarao, repellio nesse mesmo anno a duas tentativas de Piratas Hollandezes, Adberia, entrtanto, por suas antigas relções com o governo de Pernambuco, e, em 1631, indo para alli em socorro de Mathias de Albuquerque, deixou em su logar Domingos de Veiga Cabral, e desde então, não voltou mais ao Ceará.
Partindo Moreno, veiga Cabral teve de empenhar-se logo na luta tremenda, que lhe offereceram os holandeses, dispostos a conquistar o Ceará.
A resistêncai foi tenaz; e n'altura do gênio nacional!Mas, sendo desiguaes as forças, venceram os invasores, que apodrando-se do Fortim do Amparo em 1637, tiverão o litoral do Ceará sob seu domínio até o anno de 1644.
Foi nesta epocha que os indigenas que soffrião dos Hollandezes, animados pela revolta que se opreva no Maranhão, sorpreenderão e degolarão a guarnição do Amparo e dos fortes de Jeriquaquára e Camocim, desprendendo-se deste modo do governo Hollandez, cuja duração foi apenas de 7 annos, sempre de continuas guerrilhas!
Pernambuco, Parahyba e Rio Grande do Norte gemião a esse tempo sob o extermínio da guerra Hollandeza, que durou até 1654 24 anos a contar de 1630; e foi nesse período de guerra que as famílias fugindo às vexações de que eram victimas, tendo antes procurado os sertões vierão algumas dellas, estabelecer-se ao sol do Ceará, e outras do litoral, recebendo, por esse facto, o valle do Acarahú, os seus primeiros povoadores, procedentes destas três regiões.
Os Rios até esse anno - 1654, erão os unicos caminhos, que davão entrada ao interior do Paiz.
Martim Soares Moreno,pois, foi o fundadaor do Ceará, e portanto o Municipio de Sant'Anna jamais lhe poderá esquecer o nome. Se valiósos forão os seus serviços prestados na defesa do seu território, que por algum tempo amparou contra as tentativas hollandezas, naõ menos importantes forão os que prestou na luta travada com estas em Pernambuco.
Amante da Colonia que fundâra e alem disto conhecedor de grande parte do solo cearense, não se poupava para engrandece-la, e muito concorrerão para augmento de sua povoação as informaçãoes criteriosas, que a seu respeito manifestava nas grandes reuniões, à que asistia, entre os notáveis daquella capitania.
Em 1646, porem, quando o Ceará já se havia libertado do jugo Hollandez, publicando-se em Pernambuco uma ordem positiva vindo de Portugal, em que se determinava sua retirada da Capitania, durante a tregoa assentada com a Holanda, desgostoso, Moreno abraçou seus antigos companheiros de luta - João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Camamrão e Jacaúna, e poucos Dias depois dessa ordem, partio para Lisboa, aonde dormiu o sono fatal do esquecimento, em que na maioria dos casos, repousão as almas nobres e desinteressadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário