segunda-feira, 7 de março de 2011

HISTÓRIA DO RELÓGIO DA MATRIZ DE SANTANA

Por Sebastião Azevedo


SENHOR SEBASTIÃO AZEVEDO EM UMA VISTA AO RELÓGIO DA MATRIZ DE SANTANA DO ACARAÚ

O relógio da matriz de Santana do Acaraú veio de Paris, de navio, até Fortaleza; e de Fortaleza até Santana em carro de boi.
Chegou à Santana na tarde do dia 05 de novembro de 1905, sendo recebido e posto na torre da Matriz com grande alegria na mesma tarde.


Foi doado pelo Sr. Francisco de Assis Vasconcelos, custou cinco mil réis e teve como responsáveis por sua corda e manutenção uma sucessão de homens de uma mesma família: os Monte.
Sua primeira corda foi dada pelo Sr. João do Monte, a fim de que o mesmo soasse, nas terras de Senhora Sant’Ana, cinco horas da tarde.
Ficou o Senhor João nesta função por vinte e cinco anos, transmitindo-a ao filho Antônio Tibiriçá do Monte que era conhecido na cidade pelo codinome de mestre caboclo.
Mestre Caboclo exerceu este ofício por 26 anos e o transmitiu ao irmão Joaquim Jacaúna do Monte, que por sua vez, o exerceu durante 25 anos, passando a missão ao filho Sebastião Azevedo que, no mesmo ofício trabalhou durante 18 anos.
Quando Sebastião Azevedo passou o ofício, exercido pelos homens da família a 94 anos, ao filho José Wellington Azevedo, uma determinação paroquial interrompeu esta linha sucessória de guardiões do relógio matriz, passando os cuidados do mesmo ao Sacristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário