quinta-feira, 24 de março de 2011

MEMORIAL DA PARÓQUIA DE SENHORA SANTANA UM INSTRUMENTO DE LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DE SANTANA DO ACARAÚ

A história de um povo é parte integrante e fundamental de sua identidade. Conhecer-se possibilita ao ser humano maior autonomia, uma vez que, contemplando sua memória e a de seu povo, o cidadão evita repetir erros do passado, retira dele ricas lições de sabedoria, torna-se mais solidário e mais grato, dentre outros tantos benefícios.
Constatando que as gerações mais novas de Santanenses desconheciam sua história, memória e identidade, Padre Agnaldo Temóteo da Silveira, no ano de 2006, ficou inquieto com tal situação.
Conhecendo num bairro de Fortaleza, um memorial construído e organizado pelo povo, encontrou no exemplo deste, uma opção para o povo Santanense. Um memorial em Santana do Acaraú funcionaria como um instrumento que valorizaria as memórias contadas por seus guardiões e instigaria a curiosidade dos mais novos, tão apegados ao apelo áudio – visual. Além destas razões um Memorial funcionaria como um espaço de preservação de peças que estão impregnadas de história muito mais do que de ouro ou outro qualquer valor material.
Assim, chegando desta frutuosa viagem à Fortaleza, o reverendo padre entrou em contato com Francisco Leandro Costa que, à época, iniciara uma pesquisa sobre índios na história de Santana do Acaraú, embora fosse enfermeiro por formação e lecionasse biologia. Com este o padre partilhou a idéia da organização, no segundo andar do sobrado Padre Arakén (um prédio histórico da cidade que pertence à paróquia), de um memorial que teria em si peças litúrgicas antigas da paróquia, fotos antigas da cidade, do Congresso Eucarístico (um evento onde foram comemorados os cem anos de instalação da Paróquia) e peças históricas de famílias santanenses que quisessem doá-las.
A idéia foi prontamente aceita pelo professor e, o primeiro passo de ambos foi pesquisar sobre a vida dos Párocos e buscar fotos ou retratos (pinturas) destes para montar uma parte fundamental do projeto: uma galeria de fotos e um pequeno livreto contendo suas biografias.
Naquele mesmo ano foi iniciada uma campanha para que objetos sacros que estavam sob a guarda de Santanenses, residentes ou não na cidade, fossem entregues à paróquia de Senhora Santana para constituírem parte do acervo do futuro memorial. Além deste apelo, a campanha incentivou às famílias a doarem fotos antigas, objetos, documentos, dentre outros que também constituiriam parte do referido acervo.
A resposta de muitas famílias Santanenses foi gentil, muitos foram aqueles que doaram peças de sua estima, que contam as histórias de gerações e gerações de membros de suas casas. Devoluções de objetos sacros foram feitas, projetos feitos para o memorial foram doados ao mesmo como uma galeria de fotos do Congresso Eucarístico Santanense e uma maquete em madeira do pavilhão onde se realizavam as solenidades do saudoso evento, além de outras tantas e importantes doações.
Foi com um acervo de peças que a Paróquia ainda possuía, com um relativo número de objetos sacros e litúrgicos devolvidos, com peças antigas doadas por famílias santanenses e com a dedicação altruísta de seus fundadores que o memorial foi aberto ao público em 17 de Julho de 2007 às primeiras visitações públicas.
Aquelas primeiras visitações foram marcadas pelo fazer memória de famílias inteiras que vinham visitar o espaço e reviviam com seus membros mais sábios fatos que ainda hoje têm repercussão em sua vida hodierna. Muitos foram os visitantes naquela ocasião que se emocionaram ao entrar em contato com peças que lhes recordavam sua meninice, sua juventude ou sua luta para vencer na vida.
Hoje, após uma fase onde só podia ser visitado com agendamento prévio, O Memorial da Paróquia de Senhora Sant’Anna encontra-se aberto à visitação pública no turno da tarde, das 14 horas às 16 horas, graças a uma parceria com a Secretaria de Cultura do Município, oferecendo aos santanenses, que ainda não conhecem este maravilhoso projeto, a chance de conhecerem mais a sua história, de reviverem suas memórias e colaborarem com a preservação das mesmas.
O Memorial de nossa cidade, assim como qualquer outro, é um projeto do povo. Nunca será pronto, mas estará sempre em construção, pois se norteia pelo princípio de que cada um de nós faz e é responsável pela história de nosso povo. Assim, é importante que outros se juntem a nós neste movimento e o assumam como seu, uma vez que preservar a memória é preservar a si próprio. Todos podem colaborar com este movimento visitando o Memorial, partilhando pesquisas importantes à Santana conosco, doando peças, sendo voluntário do espaço, elaborando projetos que possam utilizá-lo como instrumento, etc.
Aqueles que desejarem maiores informações podem entrar em contato conosco pelo e-mail: franciscolcosta2006@ig.com.br.
Todos somos atores da história da humanidade e nenhuma ação tem peso insignificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário