Com o intuito de mobilizar a sociedade santanense para abraçar a causa da preservação do patrimônio de sua cidade através de momentos onde os cidadãos conheçam sua identidade, história e patrimônio, o Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Santana criou o GRUPO DE AMIGOS DO MEMORIAL DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA SANT'ANNA (GRAM).
Saiba mais sobre este grupo
GRUPO DE AMIGOS DO MEMORIAL DA PARÓQUIA DE SENHORA SANTANA
I – O QUE É O GRUPO DE AMIGOS DO MEMORIAL?
O Grupo de Amigos do memorial deseja ser um grupo que reúna em si pessoas de Santana do Acaraú que realizem trabalhos de preservação de nossa história e cultura e que se co – responsabilizem e se unam pela causa da preservação do patrimônio histórico, natural e cultural de nossa cidade.
Pessoas e que doaram, doarão e/ou emprestarão em regime de comodato peças ao Memorial.
Também devem e podem estar neste grupo professores e estudantes universitários das áreas de: História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Artes que se identifiquem e se interessem pela causa.
II – OBJETIVOS DO GRUPO
a) Proporcionar aos membros conhecer os trabalhos uns dos outros e a identificação mútua pela causa do conhecimento e preservação do patrimônio natural, histórico e cultural de nossa cidade.
O conhecimento mútuo dos trabalhos bem como a comum identificação com a causa da preservação deve propiciar uma maior mobilização social.
b) Construir uma relação (inventário) do que Santana do Acaraú tem como bens naturais, história e cultura.
Tal relação não pode ser construída por um só indivíduo, deve ser fruto deste grupo, pois, só a partir desta é que saberemos o que temos e vamos preservar.
c) Conhecer, preservar e divulgar o Memorial da Paróquia de Nossa Senhora Sant’Anna.
d) Colaborar para o aumento do acervo do referido Memorial seja por doações, empréstimos ou comodatos.
e) Incentivar os santanenses a doarem e/ou emprestarem peças (imagens, jornais antigos, utensílios domésticos e mobília antiga, documentos, etc.) que enriqueçam o acervo do Memorial.
f) Fiscalizar os trabalhos da equipe dirigente do Memorial: catalogação de peças, conservação de peças e dependências, registros do livro de tombo, qualidade e periodicidade do funcionamento, livro de ponto, dentre outros.
g) Vigiar sobre os bens listados na relação dos bens do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade, organizando ações conjuntas de denúncia de agressões a estes bens.
h) Promover ações para a educação patrimonial: city tours, exposições, vistas guiadas ao memorial onde o membro conte suas memórias através das peças do Memorial, etc.
III – COMO FUNCIONA O GRAM?
Através de reuniões mensais, sempre na última quarta-feira de cada mês as 15 e 30 horas e posteriormente, se o grupo decidir em comum acordo por uma alteração, em data e horário escolhido para o benefício da maioria.
Os temas das reuniões serão sempre os seguintes:
• Criação pelo grupo da lista de bens (inventário) do patrimônio natural, histórico e cultural do município. (tal trabalho foi iniciado na segunda reunião do grupo)
• Memorial da Paróquia de Senhora Santana: definição, objetivos e constante campanha de incremento do acervo do mesmo. (exposição feita na primeira reunião)
• Partilha de notícias sobre ações de agressão contra os bens de nossos patrimônios municipais (natural, histórico e cultural), bem como notícias sobre ações de conservação.
• Planejamento de ações para denunciar agressões e promover a conservação dos bens dos patrimônios citados acima.
• Exposição dos trabalhos de cada membro e momentos para contar histórias e memórias que serão registradas para posterior divulgação com a devida autorização.
• Prestação de contas da equipe diretora do Memorial sobre aquisição, catalogação e conservação de peças, funcionamento, conservação e segurança das dependências do Memorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário