sábado, 25 de dezembro de 2010

O SOBRADO JABURU


FOTO DO SOBRADO JABURU: EQUIPE DE ROSEMBERG CARIRI; DURANTE AS FILMAGENS DE A SAGA DO GUERREIRO ALUMIOOSO

Resistente às intempéries e à ação humana, está ereto, ainda, no bairro do São João o sobrado do Jaburu, assim chamado graças a um bar que ali funcionou.
Originalmente pertenceu o mesmo ao Tenente Francisco Leôncio de Andrade, bisavô do memorável Padre Arnóbio Andrade, décimo Pároco da Paróquia de Santana do Acaraú. O livro O Município de Santana assim fala do referido sobrado e de seu primitivo dono:
“(...). Aquelle becco vai ter ao rio, e o sobrado da esquina pertence a D. Theodora Geracina de Andrade, viúva do tenente Francisco Leôncio de Andrade. Esse prestimoso cidadão foi o primeiro negociante do seu tempo; o seu movimento comercial elevou-se a oitenta e muitos contos de réis (...)”.
Em um dos quartos da parte de baixo negociou muito tempo o senhor Otalício Gregório, vendendo desde gêneros alimentícios até doses de pinga aos vaqueiros que com ele comerciavam.
Nele foram filmadas algumas cenas do filme A Saga do Guerreiro Alumioso do cineasta Rosemberg Cariri, num tempo em que sua estrutura de riquíssimo estilo ainda não estava tão deteriorada como hoje.

VISTA LATERAL DO SOBRADO JABURU
O que será do velho Jaburu ainda não se sabe. O fato é que tem escapado da sanha louca da modernidade de ricos senhores que com seu poderio monetário e nenhuma instrução para a arte e a beleza transformam estes prédios em outros prontos ao fim do lucro em detrimento só dos seus e não do povo santanense.
VISTA LATERAL DO SOBRADO JABURU

UM DETALHE DO SOBRADO: ESCADA QUE DÁ ACESSO DOS EGUNDO PISO AO QUINTAL


PLATIBANDA DO SOBRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário