segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A PONTE DA LAGOA DA CARIDADE OU PONTE DO SÃO JOÃO


FOTO 1: VISTA DA LAGOA DA CARIDADE EM TEMPO DE SECA DO RIO ACARAÚ. NESTE LUGAR ESTÁ, HOJE, A PRAÇA SÃO JOÃO E Á DIREITA ESTÁ A PONTE ONDE SE PODE OBSERVAR OS ARCOS PODE ONDE PASSAVAM AS ÁGUAS DO RIO EM TEMPO DE CHEIA
Testemunha de um tempo em que a cidade tinha apenas dois bairros, a ponte do São João (como é conhecida hoje) tinha a função, na época em que foi construída de ligar os dois bairros tornando possível a travessia por sobre a Lagoa da Caridade nos tempos de cheia do rio Acaraú.
Sobre esta última fala Antônio Bezerra no seu livro Notas de Viagem:
"Na estação invernosa o rio alaga a planície, e deita as águas além dos últimos degraus do mercado da parte ocidental; e então é belo contemplar a multidão de canoas transportando famílias que em doce recreação passeiam por dentro da cidade." (Antônio Bezerra Notas de Viagem página 68)
O autor do livro O Município de Santana, partindo da antiga praça Tenete Coronel Manoel joaquim que mais tarde deu origem à Praça Padre Antõnio Tomás, assim descreve a ponte do São João:
"Sigamos; lá vão as linhas de combustores da iluminação a pár de outra de arvoredos que seguem ao longo das ruas por um e outro lado desta praça. Aqui sob os nossos pés estão três arcadas , as aguas do rio, nas grandes enchentes, passando por ellas, formão deste lado, a esquerda uma vasta bacia, onde à tarde, em canôas, por entre aquellas carnaubeiras, as famílias divertem-se em agradáveis passeios." (O Município de Santana, página 193)
A importância de sua preservação, portanto, está na possibilidade de serem contadas às novas geração estas memórias que tratam do modo como os homens transformam e são transformados pelo meio geográfico urbano.

3 comentários:

  1. Francisca Fonteles Fortuna4 de julho de 2011 às 00:42

    O casamento de meus bisavós foi na capela de Santana do Acaraú. Estive no Ceará no ano passado, mas não tive oportunidade de conhecer Santana do Acarú, que pelas fotos me parece muito bonita. Espero conseguir passar um final de semana aí da próxima vez que eu for ao Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Francisca Fonteles Fortuna4 de julho de 2011 às 00:54

    Estou escrevendo um livro sobre os meus ancestrais para que os meus netos, que moram aquí nos Estados Unidos, e nunca foram ao Brasil, venham a conhecer um pouco da nossa história. Se alguém é descendente de Vidal Ferreira Fontelles, que também casou-se na capela de Santana nas primeiras décadas de 1800, por favor ajude-me a descobrir quem foi o pai dele. Tenho uma cópia de uma certidão de casamento dele, acho que era o segundo ou terceiro casamento de 1846, mas o documento está muito manchado e não consigo ler o nome dos pais do Vidal. Posso me comunicar se alguém me der um número de telefone fixo aí. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Francisca Fonteles Fortuna4 de julho de 2011 às 01:06

    Sou Francisca Fonteles Fortuna,deixei recados anteriores, estou procurando descendentes de Vidal Ferreira Fontelles, meu trisavô materno. Estou trabalhando na genealogia dos Ferreira Fontelles e dos descendentes de Francisco Teixeira Pinto, que é filho de Manoel Coelho de Albuquerque. Se alguém quiser comunicar-se comigo, o meu e-mail é: sissi@fonteles.com

    ResponderExcluir